Viaje pela história das ruas de Criciúma

Conheça as ruas que homenageiam personalidades históricas da cidade em um mapa interativo

Criciúma 08/06/2017 14:50
Vitor Netto
Profª orientadora Karina Farias (SC01891JP)
Diagramação Elias Rafael

Em meados de 1880, descendentes italianos deixaram o país de origem em busca de melhores condições de vida. Da região de Vêneto (Itália) partiram 20 famílias que vieram parar em terras brasileiras após dias de viagens. Chegando aqui, sem muitos itens na bagagem, começaram a pequena povoação que hoje é Criciúma.

Junto com a cultura e os costumes italianos, os colonizadores trouxeram também a devoção e a fé católica. A primeira igreja criada na antiga Cresciúma foi a atual Catedral São José, no centro da cidade. E é nessa região que inicia a esta história.

Os novos moradores da região começaram também a povoar ao redor da igreja. Criaram comércios e praças, resultando nas primeiras e principais ruas. Além destas importantes vias que formavam e ainda formam o centro, as saídas do município também são de relevância para a logística do município.

Muitas destas ruas levam nomes de pessoas importantes da cidade. Um prefeito, um imigrante, um colonizador e tantas outras personalidades que marcaram, de alguma forma, a história do município.

Para apresentar alguns destes personagens, o Jornalismo Satc apresenta algumas das ruas mais movimentadas de Criciúma que homenageiam cidadãos que fizeram a história da cidade, como por exemplo, João Cechinel, responsável por abrir várias ruas, ou ainda Marcos Rovaris, que foi o primeiro prefeito de Criciúma, ou então Pedro Benedet, que ajudou a fundar a vila de Cresciúma.

Essa pesquisa teve o intuito de apresentar um pouco da cidade aos moradores. Ela foi feita com base em relatos e histórias registradas em livros com assuntos relacionados a Criciúma. Autores como Archimedes Naspolini Filho, Pedro Milanez, Henrique Dauro Martignago, Manif Zacharias e o historiador Luiz Carlos Rosso contribuíram para a realização deste trabalho.

Vamos viajar um pouquinho pela história?